Bastidores

Maithê Prampero
2 min readDec 19, 2022
Photo by Kilian Seiler on Unsplash

Psicólogos não estão imunes a sofrimentos psíquicos e eu posso provar. Dia desses descambei numa crise de ansiedade ferrada. Daquelas com direito a falta de ar, tremores e um choro compulsivo. Primeira coisa que eu falei: “eu só queria ser normal”. Desculpa formação em Psicologia, mandei essa frase péssima, provando que não estou imune a pensar que minha ansiedade é algo “fora dos trilhos esperados da vida”.

A pessoa que me acolheu (obrigada, inclusive, S2) disse: e quem é normal? Fiquei com isso na cabeça. Quem é normal? Quem — aparentemente — não sofre com taquicardia e pensamentos intrusivos? Quem consegue seguir os dias sem que nada abale? O que é ser normal?

E QUEM É NORMAL?

No fundo, quem apenas segue os dias sem grandes questionamentos, está aplicando a boa e velha “fuga”. Não significa ausência de sentimentos, mas sim de enfrentamento. Fica fácil? Não. Quem não sente ansiedade, então, é normal? Não também, porque provavelmente sente outras coisas.

A melhor conclusão (a que cheguei): nunca é fácil. Há o caminho difícil. E o outro, difícil. E um terceiro, difícil. A gente só vai escolhendo qual difícil dá para enfrentar a cada momento. Tem dias que a gente não enfrenta o difícil A nem ferrando, mas dá um baile no B. E tem outros em que só dá para pensar em alternativas M ou G.

É sobre aceitação. E enfrentamento. E respeito aos próprios limites. E sobre não seguir o papo da superação, porque nem sempre temos as ferramentas para tal. Ao fim, é sobre desenvolver as ferramentas.

Nos bastidores, ninguém é completamente são, totalmente organizado, centrado, sensato. Essa falácia de perfeição já deu o que tinha que dar. Somos todos humanos, falhos, cheios de medos, angústias, alegrias, singularidades.

As pessoas são lindas mesmo com suas crises de ansiedade, com humor deprimido e com todos os CID possíveis. Apesar dos medos e das barreiras, há beleza. Pessoas são lindas quando são verdadeiras.

Na boa, ao assistir o espetáculo que é uma pessoa existir e ser quem ela é, não esqueça que há um mundo atrás das cortinas. E isso apenas deixa tudo mais incrível.

Não esqueça de aplaudir: viver é um espetáculo lindo até nos bastidores.

Photo by Aziz Acharki on Unsplash

Gostou deste conteúdo? Clique nas palminhas e comente para apoiar meus escritos. Obrigada! :)

--

--